quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tomar líquido durante a refeição engorda?

Muitas pessoas tem essa dúvida, mas afinal, engorda ou não? 

Não. Mas traz alguns malefícios para o processo de digestão, pois, com a ingestão de líquidos o suco gástrico será diluído. 



O suco gástrico é formado por:

Ácido clorídrico: têm a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido, para que a,

Enzima digestiva: seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada);

Muco gástrico: serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina;

Fator Intrínseco: serve para formar um complexo com a Vit. B12, para que essa possa ser absorvida.

Essa diluição que os líquidos fazem com o suco gástrico faz com que o pH aumente, aí o corpo tem que aumentar o seu trabalho para produzir mais ácido para o pH baixar e ativar o pepsinogênio e completar a digestão. E isso tudo tem como consequência a indigestão que resulta numa indisposição e cansaço.

O alto volume de líquido também dilata o estômago, o que faz com que os sinais que enviamos para o cérebro avisando que estamos satisfeitos fique prejudicado, fazendo com que cada vez mais ele se acostume a se saciar com o estômago cada vez mais dilatado.




O excesso de líquidos no estômago também pode levar a uma gastrite por dificultar a digestão. 

Mas tem as exceções  Em casos de pessoas com a produção de saliva prejudicada devido ao tratamento quimioterápico/radioterápico ou uso de alguns medicamentos para tratamento de depressão, é aconselhado consumir líquidos ao longo da refeição para facilitar o processo de digestão.

A saliva possui também várias enzimas digestivas (sim, a digestão começa pela boca). A água ou o suco não possuem essas enzimas, por isso eles não substituem a salivação que é ativada pela mastigação, por isso é tão importante mastigar bem os alimentos viu pessoal. 

DICA: Uma ingestão de até no máximo 200ml de líquidos não prejudica a digestão, mas o ideal é que se consuma sucos naturais e não bebidas alcóolicas ou gaseificadas. E jamais use o suco/água como coadjuvante da mastigação. 




Beijos, Ju =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário